Site Information

Claro Enigma

$37.90
SKU:
9788535920598
Quantity:

Product Description

Publicado em 1951, Claro enigma representa um momento especial na obra de Drummond. Com uma dicção mais clássica, o poeta revisita formas que haviam sido abandonadas pelo Modernismo (como o soneto, modalidade que fora motivo de chacota entre as novas gerações literárias), afirma seu amor pela poesia de Dante e Camões e busca uma forma mais difícil, mas sem jamais abandonar o lirismo e a agudeza de sua melhor poesia.
Publicado em 1951, o livro abre com a epígrafe do francês Paul Valéry, "Les evenements m'ennuient" (Os acontecimentos me entediam). Embora eloquente, a citação não corresponde perfeitamente à realidade, pois Drummond não vira completamente as costas para a vida mais pulsante. Pelo contrário: a experiência aparece em cada verso do livro, ainda que escamoteada por uma lírica que não se entrega ao fácil graças a uma visão algo desiludida do tempo e dos homens.
Mas há, claro, espaço para o lirismo do amor, como no célebre poema "Amar", que começa com os versos: "Que pode uma criatura senão, / entre criaturas, amar?".
A lira romântica de Drummond está bem afinada neste livro, como pode ser comprovado pela leitura de poemas como "Rapto" e "Tarde de maio". A mineiridade também é lembrada no livro, em poemas vazados pela nostalgia ou que recontam episódios antigos da terra natal do autor.


Informações Técnicas
Coleção: Carlos Drummond de Andrade
Título: Claro Enigma
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1
Ano: 2012
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 144 páginas
ISBN: 978-85-3592-059-8
Peso: 220g
Dimensões: 210mm x 137mm

Product Reviews

Write Review

This product hasn't received any reviews yet. Be the first to review this product!

Find Similar Products by Category



Click the button below to add the Claro Enigma to your wish list.