Em Engenheiros do caos, Giuliano da Empoli nos apresenta os ideólogos, cientistas e especialistas do big data que possibilitaram que líderes populistas e improváveis, como Donald Trump, Boris Johnson, Matteo Salvini e Jair Bolsonaro chegassem ao poder. O resultado é uma galeria de personagens variados, quase todos desconhecidos do público em geral, mas que vêm mudando as regras do jogo político e a face das nossas sociedades.
O naufrágio das civilizações: O descrédito dos Estados Unidos; a ruína da União Europeia; a profunda crise do mundo árabe-muçulmano; as tensões identitárias e as ondas nacionalistas; a guerra comercial e tecnológica entre as grandes potências globais. As graves ameaças, intensificadas pela aventura ultraliberalista, que pesam sobre o planeta (devastação do meio ambiente, abismo social, pandemias) e só podem ser enfrentadas por meio da cooperação global. Amin Maalouf revisita o século XX e demonstra, nesta obra altamente oportuna, como as civilizações se lançaram à deriva e se encontram, agora, diante de um iminente naufrágio.
O livro contém um posfácio especial à edição brasileira, com as últimas reflexões do autor sobre a pandemia de Covid-19.
Em Uma breve história das mentiras fascistas, o historiador de renome mundial Federico Finchelstein resgata a longa linhagem política e intelectual das fake News, mostrando que usar notícias falsas como políticas de governo não é um fenômeno novo. Em uma retomada da história do século XX, Finchelstein mostra como, de Hitler a Mussolini, os líderes fascistas construíram seu poder e soberania popular usando a mentira como estratégia, e por que muitos de seus seguidores acreditavam em suas falsidades, assim como acontece até hoje.
O livro conta também com prefácio especial à edição brasileira, no qual o autor analisa as medidas populistas no contexto da pandemia de Covid-19.
Editora : Vestígio; 1ª edição (23 novembro 2020)
Idioma : Português
Capa comum : 624 páginas
ISBN-10 : 6588239734
ISBN-13 : 978-6588239735
Dimensões : 16 x 3.2 x 23 cm