null

Site Information

loader icon Loading... Please wait...

O segundo sexo (box)

$161.00
SKU:
9788520943793
Quantity:
222222222222222222222222222

Product Description

Entre maio e outubro de 1949, a filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986) publicou O Segundo Sexo. Reconhecido como um marco do feminismo e com reflexões que se tornaram base do movimento, o livro – dividido em dois volumes, Fatos e Mitos e A Experiência Vivida –, foi basilar para as ideias da chamada “segunda onda do feminismo”, que floresceu no início dos anos 1960, na Europa e América do Norte (a primeira foram os movimentos a favor do voto feminino no fim do século 19 e início do 20).

À época com 41 anos, Simone deixou a linguagem rígida de suas obras iniciais e, deliberadamente, adotou uma dicção mais simples, para falar com leitoras distantes da academia sobre a experiência de ser mulher. Com rigorosas pesquisas em diferentes disciplinas, discutiu os mitos em torno da figura feminina e rebateu teorias sobre a feminilidade elaboradas por nomes importantes, de Aristóteles (384-322 a.C.) a Sigmund Freud (1856-1939), passando por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895).

O Segundo Sexo vendeu na primeira semana de lançamento 22 mil exemplares, mas foi proibido no Vaticano e criticado de forma veemente por movimentos políticos à esquerda e à direita.

Simone de Beauvoir construiu uma trajetória independente e controversa para a época. Nunca se casou nem teve filhos. Comprou um apartamento onde morava sozinha. Manteve relações homoafetivas. Se dedicou à escrita e às aulas na universidade. Poderia ter escolhido ser a mulher de Sartre (1905-1980), filósofo com quem manteve duradouro relacionamento, mas optou por ser lembrada como a escritora feminista e filósofa existencialista.

O primeiro volume, na cor azul, é onde Simone desconstrói todos os mitos em torno da figura da mulher (desde os mitos do discurso biológico, os mitos do discurso psicanalítico e, por fim, os mitos históricos). Ela analisou cuidadosamente todos os discursos que fortaleceram a ideia de um comportamento feminino ou de um modelo do feminino, e esclarece que ser mulher nada mais é que uma construção social e cultural. Não há nada de natural no comportamento atribuído à mulher. No segundo volume, na cor rosa, ela faz uma análise sobre a experiência do feminino, e é neste volume que ela inicia com a famosa frase "Ninguém nasce mulher, torna-se mulher", demonstrando que o ser mulher é uma construção cultural, não um dado biológico.

Product Reviews

Write Review

This product hasn't received any reviews yet. Be the first to review this product!

Find Similar Products by Category



Click the button below to add the O segundo sexo (box) to your wish list.