Após uma pesquisa de fôlego, Franklin Ferreira concluiu que a tradição evangélica no século 20 se inclinou tanto para a missão da igreja no mundo gentílico que acabou abandonando a sua missão entre os perdidos de Israel. Este livro não apenas é fruto dessa pesquisa, mas também é um manifesto do autor pela reconsideração que os cristãos do século 21 devem fazer sobre a questão dos judeus. Para ajudar na reconsideração, o autor levanta as principais questões a serem respondidas:
O que os cristãos reformados ― que amavam a língua hebraica, os judeus e a terra de Israel ― acreditavam entre os séculos 16 e 19 sobre a grande conversão dos judeus ao Messias antes da sua segunda vinda?
O que os cristãos reformados pensavam sobre o retorno dos judeus para sua terra ancestral nesse mesmo período?
Quais as implicações para as discussões sobre o antissemitismo na cristandade, o sionismo cristão e judaico, a eleição de Israel e o reino de Deus?
Por amor de Sião é um convite para que os cristãos examinem as bases de sua fé e interajam com outras perspectivas teológicas a fim de encontrar formas legítimas e eficazes de levar o evangelho do único Messias aos judeus que ainda não o encontraram.