Dono de uma voz potente e ao mesmo tempo doce e suave, Milton Nascimento se tornou um dos maiores artistas brasileiros. Suas composições – como “Travessia”, “Coração de estudante”, “Clube da esquina nº 2”, “Cais” e “Maria, Maria” – estão no imaginário da cultura brasileira, eternizadas por sua voz ou pela de tantos intérpretes.
Ao contrário de outros expoentes da MPB, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, Milton construiu sua carreira de maneira mais discreta, mesmo tomando parte no movimento artístico e político de combate à ditadura militar que marcou as décadas de 1960 e 1970. Sem se encaixar em um único movimento ou estilo musical, Milton deixava para quem quisesse o trabalho de rotulá-lo. Para Caetano, ele era o próprio movimento. Elis Regina ia mais longe e dizia que, se Deus cantasse, teria a voz de Milton.
Escrito pela jornalista e produtora cultural Maria Dolores, Travessia: A vida de Milton Nascimento é fruto de um trabalho sobre Três Pontas, cidade onde o cantor, o Bituca, filho de seu Zino e dona Lília, foi criado. Em uma festa, a autora pediu pessoalmente para entrevistá-lo, e ele, muito simpático, não só concordou como abriu as portas de sua casa para outras entrevistas, que ajudaram, e muito, na composição deste seu retrato, da infância até os dias de hoje. Além de Milton, a autora ouviu mais de sessenta personalidades da música, incluindo Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, os integrantes do Clube da Esquina, Nana e Danilo Caymmi, Ruy Guerra, Wayne Shorter e Herbie Hancock, e pessoas que conviveram com o artista, recheando este livro com histórias inéditas.
Travessia: Aa vida de Milton Nascimento é um deleite para os fãs. E, para os interessados em música, uma oportunidade preciosa de conhecer a trajetória de excepcional talento e criatividade de uma das maiores personalidades da música brasileira de todos os tempos.
Editora : Record; 1ª edição (26 setembro 2022)
Idioma : Português
Capa comum : 420 páginas
ISBN-10 : 6555875569
ISBN-13 : 978-6555875560
Dimensões : 15.5 x 2.3 x 22.5 cm